DIÁRIO DA SARITA

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PHILIPPE STARCK RENOVA HOTEL FRANCÊS











“Um dos lugares mais poderosos, belos, poéticos e surreais do planeta”. Essa é a imagem que o designer Philippe Starck usa para descrever a praia de Pyla-sur-Mer, litoral atântico da França, onde está o La Co(o)rniche Hotel, recentemente repaginado por ele.

Construído em 1930, o hotel já hospedou a realeza europeia e uma imensa lista de celebridades. Apesar de “suspenso entre o céu e o mar, entre a areia e os pinheiros”, o lugar estava precisando de um novo layout, uma nova cara. Starck, então, foi chamado para dar uma injeção de ânimo ao local.

Para realizar o projeto, o arquiteto e designer passou algumas semanas no local, tentado entender o estilo e a natureza local. “Procurei unir o cenário natural com a simbologia que o hotel tem na região”, explica.

Em estilo neobasco, o edifício teve sua fachada restaurada, mas todo o piso dos jardins foi trocado por um padrão que lembra um tapete persa. Já o lobby foi inteiramente preservado. “A madeira escura, os afrescos e o mobiliário de época mantém a alma de uma época glamurosa, quando príncipes e princesas, estrelas do cinema, pintores e escritores passaram por aqui”, acredita Starck. Se o acabamento foi recuperado, uma série de novos pequenos objetos rejuvenescem o local.

Partindo do saguão – marcado por um imenso chandelier de cristal Murano -, os corredores foram renovados com pintura amarela e colagens de antigas fotografias e jornais que contam a história do La Co(o)rniche e de Pyla-sur-Mer.

Nos quartos, impera o branco, tanto nas paredes quanto nos tecidos, de modo a valorizar as vistas da praia e das dunas da região. As camas ocupam o centro do espaço e, ao seu redor, esculturas e pinturas feitas por artistas locais, completam a atmosfera jovial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte sua fera !