DIÁRIO DA SARITA

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Centro Aquático Nacional (Cubo D'Água)



 











Aparência distinta do edifício inspirado por bolhas de sabão.
     Fachada construída a partir de ETFE, que tem 1% do peso do vidro.

O Centro Aquático Nacional, também conhecido como o "Cubo de Água", foi um dos locais mais dramáticos e emocionantes esportivas construídas para os Jogos Olímpicos Pequim 2008.

Fechado dentro das paredes da bolha são cinco piscinas (incluindo uma máquina de ondas e passeios), um restaurante e assentos e instalações para 17.000 espectadores.
Fachada sustentável distintivo

Forma do edifício é inspirado na formação natural de bolhas de sabão. Arup designers e engenheiros estruturais percebeu que uma estrutura com base nesta geometria única seria altamente repetitivas e edificável, quando se apresentou orgânica e aleatória.

Tetrofluoroethylene etílico (ETFE) foi escolhido para a fachada. Este material pesa apenas 1% de vidro e é um isolante térmico melhor. Cerca de 20% da energia solar é preso e usado para o aquecimento

A luz do dia permitido para o cubo economiza até 55% na energia necessária para iluminação do salão de bilhar de lazer.

Uma fachada ETFE também foi usado com sucesso na Arena de Munique, Allianz.



 ETFE :


ETFE é um novo tipo de material especialmente concebido para cobrir grandes espaços conservando toda a luminusidade que se pretenda devido à sua grande transparência (é ligeiramente mais transparente que o vidro) podendo no entanto esta luminusidade ser completamente controlada conforme desejado.

O seu valor k (coeficiente térmico) é inferior ao do vidro duplo, o que significa que em termos termicos tem uma performance superior.

Devido ao facto de não sofrer danos quando exposto aos raios UV estima-se que a vida util deste material exceda os 100 anos.

As estruturas necessárias para suportar ETFE podem ser muito ligeiras. As Estruturas Ligeiras e/ou Tensionadas da ICQ são perfeitas para este tipo de solução.

Para mais informações não hesite em nos contactar e/ou visitar o link:

http://www.vector-foiltec.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte sua fera !