DIÁRIO DA SARITA

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CASAL FAZ DE MOINHO DO SÉCULO 12 O SEU LAR








Eis um projeto de interiores contemporâneo, capaz de valorizar o caráter histórico de uma arquitetura singular. Situado em Extremadura, no interior da Espanha, o moinho de azeite construído no século 12 foi primorosamente reabilitado pelo arquiteto Ricardo Elizondo e, então, decorado com precisão pelas designers do estúdio Laminter.

Erguido por monges jerônimos, o moinho funcionou até o final da década de 1960. Depois de 20 anos de abandono, o local foi adquirido por um casal de colecionadores de arte, que escolheu manter a maioria das características da construção intactas. Exceto pelo telhado, que havia desabado, todas os principais elementos foram preservados, em especial as paredes. Já o piso de cimento queimado é um acréscimo do projeto novo.

Em contraponto ao tom terroso e quente da construção, as designers optaram por um mobiliário de cores suaves, neutro, de linhas austeras. A quebra ficar por conta dos complementos – como mantas e almofadas – em tons vivos, e na textura dos revestimentos, onde predomina o veludo. Já o destaque entre móveis e objetos de arte fica por conta de uma autêntica cadeira Thonet, clássico do design do século 19, e gravuras de Francis Bacon e Joan Miró.

A arte, aliás, é assunto sério para os proprietários. Tanto assim que eles chamaram o escultor espanhol Kiko Camacho para recuperar as peças de ferro, além do teto e das duas escadas. Soluções que, em conjunto, valorizam o caráter único do antigo moinho.




fonte:Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte sua fera !