DIÁRIO DA SARITA

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Serpentine by Herzog, de Meuron e Weiwei ( PAVILHÃO )



Desde o dia 1º de junho, quem passa pelo Hyde Park, em Londres, já pode conferir a versão 2012 do pavilhão da Serpentine Gallery, a obra temporária que anualmente faz uma certeira comunhão entre arte e arquitetura. Concebida pelos arquitetos suíços Herzog & de Meuron e pelo artista chinês Ai Weiwei, a construção circular e em desnível presta um tributo às edições anteriores.
No projeto deste ano, uma imensa marquise é estruturada por 11 colunas, cada uma delas representando uma das exposições passadas. No centro do espaço coberto, o 12º pilar sustenta a cobertura, que "sustenta" um espelho-d’água. Ao redor da laje, assentos dispostos como um anfiteatro romano permitem ao público contemplar o espaço.
Aberto para visitação até o dia 14 de outubro, o pavilhão é todo revestido com cortiça. De acordo com os autores, que em 2008 criaram o Estádio Nacional de Pequim para os Jogos Olímpicos, o material leva os visitantes a uma jornada pelo tempo, pois remete à textura e à cor da terra escavada.
"Uma paisagem única emerge das fundações, criando um cenário distinto de qualquer espaço que pudesse ser inventado. Sua forma é um inesperado e gratificante presente. A realidade tridimensional desse cenário surpreende e, ao mesmo tempo, é perfeita para se sentar, deitar ou apenas olhar e se surpreender", esclarece o trio.







Fonte : Revista vogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte sua fera !