DIÁRIO DA SARITA

sexta-feira, 27 de julho de 2012

As Olimpíadas












    Os Jogos Olímpicos foram inventados pelos gregos, que em homenagem a Zeus realizavam festivais esportivos no santuário Olímpia, por isso o nome Olimpíadas. Esse evento era tão importante, que até as guerras eram interrompidas para a realização do evento.O símbolo das Olimpíadas são cinco anéis entrelaçados sobre um fundo branco, eles representam os cinco continentes, simbolizando a integração dos povos. Os Anéis Olímpicos são: Azul-Europa, Amarelo-Ásia, Preto-África, Verde-Oceania e Vermelho-América.
      Em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado, além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável. Na  primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo,esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismonatação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
    A tocha olímpica é sempre levada de Atenas, capital da Grécia, até a sede dos jogos, se possível por terra, por meio de um revezamento feito por atletas. Um atleta do país organizador é então encarregado de acender a pira olímpica com a tocha, que permanecerá acesa enquanto durarem as competições.
    No ano de 1916, as Olimpíadas deveriam ocorrer na Alemanha. Porém, em função da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos foram cancelados.
    Em função da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados, ambos acontecimentos indo  de encontro com os princípios e regras do qual os jogos  foram criados. O lema olímpico "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte) foi proposto por Pierre de Coubertin em 1894. Porém, o lema só foi oficialmente introduzido nas Olimpíadas de Paris de 1924.
   No ano de 2007, ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, outro evento esportivo internacional de grande importância: Os Jogos Pan-Americanos.No ano de 2008, as Olimpíadas foram realizadas na cidade chinesa de Pequim (China) e contou com a participação de atletas de 205 países.
   Durante toda história dos Jogos Olímpicos Modernos várias modalidades esportivas foram excluídas do quadro de esportes olímpicos. Alguns exemplos: cabo de guerra,  croquet, críquete, raquets, esqui aquático, golfe, hóquei sobre patins, patinação artística, pelota basca, motonáutica, pólo equestre, roque e rugbi
     Durante toda história dos Jogos Olímpicos Modernos várias modalidades esportivas foram excluídas do quadro de esportes olímpicos. Alguns exemplos: cabo de guerra,  croquet, críquete, raquets, esqui aquático, golfe, hóquei sobre patins, patinação artística, pelota basca, motonáutica, pólo equestre, roque e rugbi.Para participar dos Jogos Olímpicos, um atleta tem que ser aprovado pelo Comitê Olímpico de seu país e também pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Deve também participar de competições oficiais classificatórias (torneios pré-olímpicos). Nestes torneios, o atleta deve obter índices e/ou classificação determinados pelos comitês, de acordo com sua modalidade esportiva, , que lhe garantam a participação. 
     Este ano  as comemorações são em Londres Capital Inglesa ( terra da  rainha ). Os ingressos tem cores diferentes, de acordo com o local onde a modalidade esportiva será disputada. Cada ingresso apresenta também um desenho que simboliza um esporte. Para que não haja falsificações, os ingressos apresentam recursos como, por exemplo, código de barras, holograma e nome do comprador impresso. As medalhas sforam confeccionadas pela empresa Royal Mint (situada no sul de Gales). foram produzidas 4.700 medalhas que teve  como designer um artista britânico.
   As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo. O estádio Olímpico de Londres foi  construído no Parque Olímpico. Sua capacidade é de 80.000 espectadores. É  isso  ai, "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte) e paz o que  vale é competir.




 Confira  outras curiosidades na minha página e não deixe de participar da promoção  de 4 anos do PROGRAMA DECOR HOUSE !

                               www.facebook.com/saritaengeloficial?ref=ts



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte sua fera !