DIÁRIO DA SARITA

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

QUE PARADA É ESSA ?

    A  paradda da Diversidade de Mato  Grosso, mais conhecida como Parada Gay, que seria realizada  na útima semana de Novembro foi adiada para o  dia 16 de Dezembro às 14 h. Essa notícia  troxe aborrecimentos para a comunidade LGBT e também certo  crédito  num momento me que muitos avanços  foram alcançados no ano de 2011 como  a aprovação da União Civil e, mais  recentemente, o  casamento entre pessoas do mesmo sexo.
   Mas o que acontece com a parada  que todos os anos vira esse engodo e é difícil realizar? Bom , primeiro é preciso  dizer que as Paradas pelo  Brasil afora são organiazadas  pelas ONG's, Associações e entidades  que trabalham com o  público  LGBT, na maiorai das vezes sem qualquer recurso financeiro.Aqui  em Cuiabá as 04 mais  átuantes  são  LIBLES, GRADELOS, ASTRAMT e  o  GRUPO  LEVREMENT. São  essas  entidades, que  através  de parceiras detêm a responsabilidade pela organização  desse tão aguardado evento. Fazer uma Parada Gay  não é  fácil,  e tenho  estado  em todas  as que  já   foram realizadas aqui  em Cuiabá.O  movimento  não  Unido  na Militância,  não  há  infraestrutura  adequada para  o  evento, não  há  boa vontad epolítica por  parte de alguns  governantes, enfimé uma batalha. Então por que  fazer a Parada ? O  evento que  acontece  em todo Brasil sendo  a de São  Paulo a maior  do  Brasil. se faz necessário  para  fortaclecer o  movimento  homossexual que tem ganhado  forças e respeito de anos  de luta  contra  o  preconceitpo e a homofobia. A Parada é um momento  de confreternização e é  issso que  as pessoas precisam entender.Colocar  milhares de pessoas nas ruas  - gays ou  não  - é apenas um dos aspectosdas articulações que acontecem durante  todo o ano na tentativa de desenvolver e implantar  políticas públicas que atendam a nossa comunidade.
 As  críticas contra  as Paradas são  enormes, mas há um grande conflito de interesses na realização e no  fortalecimento do  evento, principalmente pelos  fundamentalistas evangélicos que  têm sido o  grande entrave na discussãodas políticas  públicas a favor da nossa  comunidades, uma vez qye  grande parte  do  Congresso Nacional é formada por esse políticos.
   Agora  parece que  caminha  para  a realização  do  evento já que  a LIBLES assume a realização, definindo o  dia  16 de Dezembro como  data  para  colocar esse movimento nas ruas de Cuiabá, concretizando assim o  sonho ansiosamentea tão esperada festa da diversidade.
  A Zuzum, que  sempre foi  grande parceira na realização da Parada, mais uma vez, participará, junto com sua  equipe, para  fazer parte deste momento uma grande festa em nome de toda comunidade LGBT de Mato  Grosso.


Palavras  do  Produtor cultural e militante  da comunidade LGBT em Mato Grosso _Cuiabá Menotti Griggi
fonte  - http://www.circuitomt.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte sua fera !