DIÁRIO DA SARITA

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO : É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.
A socialização é o processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou seja, através da socialização é que as idéias e valores estabelecidos pelo coletivo passam o constituir o indivíduo e pela apreensão destas é que ele adapta-se aos grupos que faz parte.Esta relação com o seu meio resulta no desenvolvimento do potencial do indivíduo e nesta relação surgem as regras e normas como meios de coerção social para manter o equilíbrio desta relação, e estas afetam o indivíduo que passa a ter uma liberdade condicionada, e ele ora as atende e ora as transgride, gerando conflitos com o seu meio por este não exercer satisfatoriamente o seu papel social.A socialização é a transmissora da cultura e a transmissão se dá através da educação.
 Endoculturação é o um processo que explica a transmissão e a aprendizagem de comportamentos dentro de uma mesma cultura (geralmente quando se é criança), feito pela educação, pela imitação e pelo condicionamento do meio social.
 O  processo de educação está  longe de ser um exemplo de formatação a se espelhar , mas para que se espelhar? a educação  além de todas as definições, tem que ser vista como um estado a ser alcançado. pense nisso, viva EDUCADAMENTE.







 

Um comentário:

  1. olá!...parabéns pelo blog, bem diversificado...e belo design...muito bom!
    Boa noite!

    ResponderExcluir

Solte sua fera !