DIÁRIO DA SARITA

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ferrari lança serviço de customização










Ferrari lança serviço de customização
Mudanças de cor, acessórios, materiais e acabamentos serão definidas pelo cliente em parceria com um “personal designer” da marca

O típico ronco do motor ainda estará lá, assim como as curvas arrojadas da carroceria e o clássico cavalinho negro sobre fundo amarelo ao centro do volante. De resto, daqui para frente, tudo poderá ser diferente em uma Ferrari.

Até mesmo o tom de vermelho que ganhou o nome da montadora italiana. Sob influência do herdeiro e ex-ovelha negra da família, Lapo Elkann, 33, a empresa de Maranello lançou seu primeiro programa “Tailor-Made”, isto é, um serviço que possibilitará criar uma Ferrari sob medida, com as cores, acessórios, acabamentos e materiais que mais lhe agradam.

Mais clara tradução do luxo moderno, o serviço levou 29 meses de trabalho junto ao Centro de Estilo e Design da Ferrari para ser totalmente moldado, partindo de três coleções-conceito que servem de base para as milhares de alternativas de customização. “São centenas de possibilidades de cores, bancos, couros... Só de preto temos mais de 100 variações”, afirmou Elkann, dando uma prévia do produto durante visita ao Brasil, em novembro.

Tamanho trabalho de pesquisa e catalogação de fornecedores e materiais teve como objetivo não só oferecer ao cliente a maior gama de alternativas já vista na indústria automotiva, mas também garantir a manutenção da alta qualidade da marca em todos os detalhes e a proteção de seu DNA.

“Você precisa garantir que as raízes não se diluam com a customização, porque, infelizmente, o mercado não é feito apenas de pessoas que têm bom gosto”, diz Lapo, deixando claro que o céu não é o limite. Mesmo para aqueles que podem pagar por tamanha exclusividade. Afinal, não é qualquer um que, como ele, pode desfilar com ternos pistache, cereja ou azul-bebê e ainda ser apontado como ícone de elegância masculina.

Para cada uma das três coleções – Scuderia, Classica e Inedita – foram determinadas um certo número de possibilidades que combinariam melhor com cada estilo. Na primeira, por exemplo, inspirada no universo das corridas, prevalecem os materiais mais presentes nos carros de competição, como a fibra de carbono, o kevlar, a microfibra, o couro emborrachado, o chamois usado nos antigos F-1 e os acabamentos acetinados e foscos.

Na Classica, como o próprio nome indica, o enfoque são os acabamentos dos clássicos GTs de Maranello, com toques de modernidade. Surgem aí tecidos nobres, como o cashemere, a lã ou o veludo em tons pastel, couros com aparência vintage e elementos cromados. Já a Inedita introduz elementos de experimentação e inovação em termos de estilo, cor e materiais, como tecidos tecnológicos e de alfaiataria, jeans, couros diferenciados, fibra de carbono e pinturas matte.

“O cliente poderá mudar de dois a 500 itens no carro, de acordo com sua personalidade e gosto. E isso, claro, refletirá no preço”, afirma Lapo Elkann, sem, no entanto, dizer a quanto poderá chegar a brincadeira, que começa com uma visita à sede da empresa, em Maranello. É lá, em um estúdio semelhante ao das grandes casas de alta-costura, repleto de amostras e referências, que o cliente será apresentado a seu “personal designer”, profissional responsável por apresentar e conduzir o futuro proprietário de uma Ferrari totalmente personalizada às melhores escolhas, combinações e compatibilidades. Todas devidamente aplicadas, na hora, a um modelo virtual, para que se tenha uma prévia do produto final.

Uma vez definidos todos os detalhes, o cliente poderá acompanhar todas as etapas de fabricação e customização do carro até que ele seja entregue ou retirado na fábrica. De fato um verdadeiro luxo de ponta a ponta.



fonte>IG

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