O evento existe há 27 anos em Nova York, acontecendo sempre na Rua 46, também conhecida como Little Brazil, no domingo que antecede o Dia do Trabalho nos EUA. Atualmente, a festa ocupa 25 quarteirões.
O evento transformou-se em um imenso sucesso, continuando, através dos anos, a atrair uma multidão cada vez maior, vinda de muitas partes dos Estados Unidos e de outros países.
Em 2010, segundo dados do Departamento de Polícia de Nova York, cerca de 1.5 milhão de pessoas vieram ao Brazilian Day, lotando uma área de 25 quarteirões durante todo o dia. Dessa forma, o Brazilian Day se consolidou como um dos maiores eventos populares de Nova York e o maior evento brasileiro fora do Brasil.
Os promotores do Dia do Brasil, o jornal The Brasilians e o BACC (Brazilian-American Cultural Center), com apoio da TV Globo Internacional, esperam para o 4 de Setembro de 2011 uma multidão ainda maior para a festa.
Não há registro oficial da quantidade de brasileiros que vive hoje nos Estados Unidos. Entretanto, a ONG Brazil Information Center (BIC), localizada em Washington, D.C., estima que a população brasileira ultrapassa um milhão de pessoas. Estima-se, ainda, que destes brasileiros, pelo menos 300 mil vivem na área dos três estados: Nova York, Connecticut e Nova Jersey. Apenas no Queens, em Nova York, informa a ONG, vivem mais de 100 mil brasileiros.
Fonte: Brasilian day